Wednesday, 20 September 2017 08:23

Breaking News! - 23 new scholarships awarded to refugees in Portugal Featured

Rate this item
(0 votes)

 

O Protocolo de Cooperação entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Associação Plataforma Global para Estudantes Sírios (APGES), assinado no último mês de julho, já resultou na atribuição de um total de 23 bolsas de estudo, ultrapassando as 12 inicialmente previstas.

 

No total, candidataram-se 43 jovens ao concurso para a atribuição destas bolsas de estudo. Graças à conjugação de outras parcerias, foi possível atribuir 9 bolsas “Ano zero, PT+” destinadas a possibilitar a aprendizagem intensiva da língua portuguesa prévia ao acesso ao ensino superior, bem como 14 outras bolsas de estudo que permitirão aos estudantes-refugiados dar início ou prosseguir a sua formação superior.

 

Destaque-se que este protocolo se inscreve no quadro do projeto-piloto “Mecanismo de Resposta Rápida para a Educação Superior nas Emergências” (para uma visualização gráfica deste projecto, veja o filme de animação https://www.youtube.com/embed/VZ84tyeb6Fg ) cuja missão consiste em permitir que estudantes em situação de mobilidade forçada, refugiados e jovens que gozem do direito de proteção internacional ou que tenham sido acolhidos em Portugal ao abrigo de programas de recolocação, reinstalação ou por razões humanitárias que tenham a possibilidade de prosseguir a sua formação superior.

 

Este projecto-piloto dá aplicação ao compromisso assumido por Portugal, bem como todos os outros Estados membros das Nações Unidas, no âmbito da Cimeira dos Refugiados e Migrantes realizada há precisamente um ano atrás, em 19 de Setembro de 2016, tal como expresso no parágrafo 82 da Declaração de Nova Iorque.

 

Assim o objectivo central desta iniciativa é apoiar a formação académica destes jovens por forma a garantir melhores condições para que possam avançar com os seus projectos de vida, aperfeiçoar a sua capacidade de resiliência, as suas competências profissionais e de empregabilidade, bem como reforçar a sua integração social. 

 

 

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Additional Info

  • Source: Global Platform for Syrian Students
Last modified on Wednesday, 20 September 2017 08:39

Media

Rapid Response Mechamism For Higher Education in Emergencies Global Platform for Syrian Students (GP4SYS)